Comercial

O software gere as áreas mais importantes da sua empresa, nomeadamente clientes e fornecedores, compras e vendas, recibos e pagamentos, tesouraria e bancos, gestão de stocks, encomendas e propostas, etc.

Existe uma interligação coerente entre as diferentes áreas, sejam elas as vendas, compras, contas correntes, os stocks, a tesouraria. Desta forma, poderá no momento da faturação ver lançado, na conta corrente da entidade, o respetivo pendente. Verificará também que as quantidades em stock são atualizadas no momento, caso o documento esteja configurado para isso.

Mantenha-se organizado e em pleno controlo do seu negócio! Através dos painéis de informação rápida, consegue ter num só local toda a informação respeitante a Clientes, Fornecedores, Inventários, Contas Bancárias, etc.

O módulo de Clientes/Vendas está preparado para gerir todo o fluxo de dados na ótica do cliente. Destacamos aqui algumas das principais características desta área.

Vários tipos de documentos de venda/cliente

Além dos documentos já configurados no sistema, como por exemplo, Fatura, Fatura/Recibo, Fatura Simplificada, Guias de Transporte, Encomendas, Orçamentos, etc., é possível criar e parametrizar novos tipos de documentos. Pode ser parametrizado o cálculo de comissões, afetação de stocks, contas correntes, tesouraria, estatísticas de vendas, etc.

Poderá emitir faturas, faturas simplificadas, notas de crédito, guias de remessa, faturas
proforma, etc. e enviar automaticamente por email. É possível a reimpressão ou o envio por
email de documentos em lote.

Converta uma ou mais guias de remessa, encomendas ou orçamentos, numa ou mais faturas,
de forma automática, poupando tempo e evitando erros.

Agende a faturação recorrente de um conjunto de artigos e/ou serviços. Será avisado para
faturar na data que definir.

Ficha completa de cliente, incluindo logótipo, moradas alternativas e outros contactos;

Emissão para consumidor final – ideal para vendas ao balcão;

Emissão, impressão e envio por email de faturas, notas de crédito, devoluções, guias,
encomendas, orçamentos, etc;

Imagens dos artigos nos documentos, Modelo de Impressão Elegante (Imagem) para
documentos de Clientes;

Para além dos tipos de documentos já definidos no sistema, tem a possibilidade de criar novos;

Diversas taxas do IVA por documento, com a possibilidade de incluir automaticamente o motivo de isenção nas taxas isentas;

IVA incluído – É possível definir os preços com ou sem IVA incluído;

Agendamento de faturação, ou avenças, podendo ser avisado com antecedência;

Multi-descontos – É possível introduzir vários descontos por linha, como também descontos por documento ou cliente;

Comissões de vendedores;

Controlo de limite de crédito, ou plafond máximo permitido em conta corrente, dando possibilidade de bloqueio automático da faturação;

Emissão de recibos com pagamentos totais e/ou parciais de documentos pendentes;

Retenção do IRS;

Faturação em série de guias, encomendas ou orçamentos;

Conversão parcial de guias,

encomendas ou orçamentos;

Pagamentos em prestações;

Vendas à Consignação;

Utilize referências multibanco ou dados bancários nas suas faturas;

Pré-recibos – não processa enquanto o cliente não pagar;

Envio automático de Avisos de vencimentos, para um ou mais clientes, por email;

Possibilidade de atribuir descontos diretamente nos recibos ou pré-recibos;

Pesquisas nas listas através do painel procura;

Conversão de documentos em Série.

O módulo de Compras foi preparado para gerir todo o fluxo de dados existente na ótica
do fornecedor. Destacamos alguns dos pontos mais importantes desta área.

  • Ficha completa de fornecedor, incluindo logótipo, moradas alternativas e outros
    contactos;
  • Lançamento, impressão e envio por email de faturas de fornecedor, notas de crédito de fornecedor, guias de fornecedor, encomendas e orçamentos de fornecedores, etc.
  • Além dos tipos de documentos já definidos no sistema, tem possibilidade de criar novos;
  • Emissão de documentos com imagens de artigos (Para todos os tipos de documentos presentes no sistema WISEDAT);
  • Multi-descontos;
  • Controlo de limite de crédito, ou plafond máximo permitido em conta corrente;
  • Emissão de notas de pagamento com pagamentos totais e/ou parciais de
    documentos pendentes;
  • Retenção do IRS;
  • Faturação de guias de remessa de fornecedor, encomendas ou orçamentos de
    fornecedor;
  • Assistente de emissão automática de encomendas a fornecedores, tendo como
    base as encomendas não satisfeitas de clientes;
  • Pagamentos em prestações;
  • Duplicar compras ou copiar compras repetidas;
  • IVA incluído ou não – É possível introduzir os preços com ou sem IVA incluído;
  • Emissão de notas de pagamento para acompanhamento de cheques;
  • AUTOFATURAÇÃO – Emitir faturas para fornecedores com acordos estabelecidos de Autofaturação.

Além dos tipos de documentos mais comuns que poderá utilizar, como a V.ª Fatura, V.ª Guia
de Remessa, Encomenda a fornecedor, etc. também é possível criar novos tipos e
parametrizá-los como pretender em relação à sua ligação às contas correntes, stocks,
tesouraria, etc.

Efetuar o registo de compras de fornecedor, dando entrada em stock dos artigos, atualizando
os preços de custo médio, últimos preços de custo e também registando os valores em conta
corrente. Permite a impressão direta de etiquetas dos artigos contidos no documento.

Assistente de geração automática de encomendas a fornecedores, tendo como base as
encomendas não satisfeitas de clientes ou cujo stock se encontra em rutura ou em ponto de
encomenda. A escolha do fornecedor pode ser automática ou baseada nos preços de custo de
cada artigo.

O módulo de Inventário permite efetuar a gestão dos seus produtos, quer sejam ser do tipo
mercadoria, matéria-prima ou simplesmente um serviço.

Em qualquer momento sabe o que tem em stock e em que armazém/localização. O stock do
artigo é calculado através de movimentos de entrada e saída de stock, gerados a partir de
documentos de venda, compra ou movimentação direta nos stocks, como Entradas, Saídas,
Transferências entre Armazéns ou Acertos de stock.

Através da composição dos artigos é possível configurar um artigo como sendo definido
por vários componentes, podendo estes serem artigos simples ou até mesmo artigos
compostos. Assim, o stock de cada um dos componentes e subcomponentes serão
automaticamente movimentados sempre que se realiza uma venda, compra ou qualquer
outro movimento de stock.

Com a gestão de lotes é possível controlar de validade dos artigos. Permite efetuar
o tracking do lote, desde a receção do artigo até à sua venda, sabendo em qualquer
momento quanto é que tem em stock para cada lote e em que armazéns/localização estão
disponíveis.

A gestão de números de série é bastante útil para identificar cada artigo individualmente com
uma referência única, como por exemplo, o IMEI para o caso de telemóveis. Através desta
gestão é possível saber, para cada número de série, o histórico de movimentos desde a
receção até à venda final, reservar um número de série numa encomenda de cliente, etc.

  • Ficha completa de artigos e serviços, com possibilidade de arquivar imagem, código de barras, 5 PVP, referências e preços por fornecedor, preços por quantidade vendida, preços por unidade, etc.;
  • Multiarmazém e Assistente de Geração de localizações por armazém;
  • Inventário permanente – Stock controlado automaticamente, ou seja, a qualquer
    momento pode saber o stock atual de cada artigo, geral ou em cada um dos
    armazéns ou localizações;
  • Importação automática de ficheiros CSV gerados por terminais de inventário;
  • Preço de custo médio, útil para o cálculo da rentabilidade;
  • Bloquear artigos, impedindo que sejam faturados;
  • Gestão do stock mínimo, máximo, ponto de encomenda e monos;
  • Gestão de encomendas de clientes e encomendas a fornecedores;
  • Gestão de lotes – útil para o controlo da validade dos produtos;
  • Gestão de números de série;
  • Gestão de promoções, entre datas, por famílias, tipos de clientes, com oferta de
    artigos, descontos, etc.
  • Gestão de dimensões – por exemplo, grelha de cores e tamanhos, até 3
    dimensões – totalmente parametrizável pelo utilizador;
  • Artigos compostos e conjunto de artigos (Kits);
  • Artigos alternativos e associados;
  • Fórmulas para determinar quantidades;
  • Tratamento do Ecovalor;
  • Artigos multi-idioma;
  • Movimentação interna de stocks – Entradas, Saídas, Acertos, transferências entre armazéns, etc.;
  • Alteração das taxas do IVA dos artigos em simultâneo;
  • Descrição abreviada (útil em POS) e descrição comercial (descrição mais detalhada);
  • Exportação do ficheiro de inventário de existências para a AT;
  • Saldos migrados – Permite a importação da conta corrente dos seus clientes;
  • Gestão completa das contas bancárias do tipo Depósito à Ordem, Cartão Crédito,
    Caixa, Caixa POS, Depósitos a prazo, etc.;
  • Reconciliação de extratos bancários;

  • Transferências entre contas e emissão de talões de depósitos;

  • Movimentos de tesouraria – de onde veio e para onde foi o dinheiro;

  • Classificação de movimentos, ou rúbricas bancárias;

  • Multimoeda;

  • Emissão de extratos bancários;

  • Múltiplos tipos de movimentos bancários, como Numerário, Cheque, Cartão Débito/Crédito, Transferências bancárias, etc. Com possibilidade de criar outros tipos de Movimentos Bancários.

O módulo de tesouraria possibilita a gestão de todas as suas contas bancárias, desde as
contas à ordem, a caixa, depósitos a prazo, entre outras, com a possibilidade de movimentar
diretamente as contas, emitir talões de depósito, transferências entre contas, gestão dos
cheques bancários e até reconciliar o extrato bancário.

Nas liquidações/pagamentos poderá indicar para que contas bancárias vai ou sai o dinheiro,
os tipos de movimentos (numerário, cheque, multibanco, etc.) e a moeda utilizada.

  • Certificado pela AT com o número 235;
  • Exportação do ficheiro de auditoria fiscal SAF-T (PT);
  • Comunicação dos documentos de transporte por webservice e SAF-T Circulação;
  • Exportação do ficheiro de Inventário de Existências;
  • SAF-T (PT) Validação – Indica os campos que deverão ser preenchidos de acordo com a estrutura do ficheiro SAF-T (PT) v.1.04;
  • Tratamento de Regime de Iva de Caixa ao abrigo do Decreto-Lei nº 71/2013;
  • Múltiplas séries anuais e plurianuais de documentos;
  • Emissão de etiquetas de artigos, clientes e fornecedores, com códigos de barras EAN13, Code 9, Code128, etc.;
  • Painéis de análise financeira, gráficos e dezenas de mapas de exploração;
  • Geração de Referências Multibanco automáticas (requer subscrição de serviço Ifthenpay);
  • Acesso ao webservice europeu das empresas – VIES;
  • Exportação de mapas, listagens e documentos para Excel, Word e PDF e possibilidade de envio por email;
  • Importação de dados via ficheiro SAF-T ou CSV;
  • Envio de campanhas de email para todos os contactos, com possibilidade de incluir ficheiros em anexo. Bastante útil para ações de Marketing;
  • Personalização dos modelos de impressão disponíveis no sistema. Saiba mais;
  • Através da extensibilidade é possível criar diversos campos de utilizador para as diferentes tabelas, cabeçalhos e detalhes dos documentos, permitindo que parametrize cada detalhe mais específico do seu negócio. Esses campos poderão aparecer nas faturas, guias, encomendas, orçamentos, recibos, etc.;
  • Calendário e agendamento de eventos;
  • Perfis e permissões por utilizador;
  • Cópias de segurança da base de dados automáticas e calendarizadas;
  • Multiempresa;
  • Multiposto;
  • Multiutilizador;
  • Integrado com módulo WISEDAT POS Retalho (opcional);
  • Integrado com módulo WISEDAT POS Restauração (opcional);

Observações

As funcionalidades indicadas estão presentes na edição Advanced e poderão não estar
disponíveis nas edições inferiores. Consulte-nos para mais informações.